BELO HORIZONTE / MG
contato@raio-x-nr12.com.br 0

PARADA SEGURA - ROBÔS - ISO 10.218

0 Curtidas. 1266 Visualizações

PARADA SEGURA EM ROBÔS – SAFE 


Uma das situações que temos encontrado é robôs serem rotulados como SAFE sem que se tenha da efetiva comprovação de confiabilidade dentro do Performance Level requerido.

A existência de um sensor de posição chamado CAME muitas vezes é confundido como a função principal de parada segura. Basta imaginarmos que mesmo que o came seja PLe, a informação pode ser confiável, mas a ação de parada não depende mais dele.

Se há um sinal que atua diretamente no moto redutor do eixo, seria este suficiente para parar? Como ele seria monitorado para completar a ação segura?

Proponho pensarmos nos seguintes blocos de ações importantes em uma conformidade à ISO 10.218:

Acredito que o quadro ajude a pensarmos em como projetar, instalar e validar paradas seguras, em geral.

Os usuais batentes fixos são um recurso mecânico, não atende a critérios de monitoramento, muito menos de confiabilidade. Mas uma vez posicionados, se houver avanço do eixo, provavelmente causará danos aos dentes das engrenagens correspondentes, cumprindo a função de segurança em enviar o avanço do eixo. Esses batentes já são fornecidos pelo fabricante, calculados para os esforços necessários.


PUBLICADA EM: 10/08/2022 10:54:22 | VOLTAR PARA: Critérios Técnicos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Adilson Roberto Martins



Nossa empresa

Logomarca do rodapé

RAIO-X NR12 – ACIDENTES E RESPONSABILIDADES
CNPJ: 103.843.016-06

Endereço e contatos

RUA CASTELO DE ALCAZAR, 125 
CASTELO - BELO HORIZONTE / MG
CEP: 31330-310

0
(31) 9836-93658

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.